contentmarketingO marketing de conteúdo não é uma coisa nova. Na verdade, tem sido usado há alguns anos, só que agora ganhou um nome e com as mídias sociais, virou um grande negócio. Para as marcas, oferece uma chance enorme para chegar à frente da concorrência e se envolver com os consumidores entregando informações relevantes. Isso é algo que nenhuma marca deve ignorar, porque os benefícios são enormes …

Criatividade  – A Publicidade sempre utilizou a mídia impressa, exterior, on-line e muito mais. O problema é que pode ser muito limitante em termos de “o que você pode oferecer ao consumidor?”. O marketing de conteúdo muda isso, permitindo que uma marca possa entregar quase tudo o que quiser. Quer se trate de vídeo, imagens, white-papers, ou qualquer que seja o conteúdo que a marca escolhe, é uma oportunidade de ter acesso à um público segmentado e interessado no produto. Criatividade é extraordinariamente importante, pois pode ser a diferença entre se destacar da concorrência, ou ser deixado para trás.

Viralidade – Até agora as marcas confiavam no boca a boca para espalhar uma mensagem, porém nos últimos anos muitos acreditam que isso tenha morrido. Na realidade, é completamente o oposto: o marketing boca a boca tem crescido a um ritmo incrível. Mudou apenas de nome e se chama agora “mídias sociais”. A capacidade de compartilhar algo com um certo número de pessoas, e, em seguida, ser capaz de ver se transformar em viral em tempo real é fantástico. As marcas se tornaram capazes de atingir um público que nunca poderiam almejar com a publicidade tradicional. Não só isso, mas elas são capazes de ver quem são os consumidores, o que estão interagindo e colocar um valor sobre a amplificação adquirida a partir do conteúdo publicado.

Momento  – Mais do que nunca, o timing é tudo. A mídia social obrigou as marcas a ficarem ligadas 24 horas, o que pode parecer um problema para alguns comerciantes, mas, na realidade, apresenta uma grande oportunidade para empresas que investem em agilidade. Tire do Oreo Superbowl Tweet por exemplo. Muitas vezes apontado como a maior oportunidade de publicidade nos Estados Unidos, com as marcas levando meses ou mesmo anos para preparar os anúncios para o show, a marca de biscoitos Oreo conseguiu roubar os holofotes com um pouco de marketing reativo incrivelmente rápido. Gerando mais de 22 mil compromissos diretos no Twitter, assim como artigos intermináveis ​​escritos sobre ele, o “Dunk no escuro Tweet” foi o assunto mais falado durante o Superbowl. Pergunte a qualquer americano que acompanhou o evento, de qual anúncio se lembra, e eu garanto que vai ser isso.

Relevância  – Segmentação em canais de mídia social tem permitido às marcas oferecer conteúdo para um público que estão procurando ativamente por ela, em um ambiente onde esperam conteúdo e atualizações. O lançamento de produtos como do LinkedIn e suas atualizações patrocinadas , agora proporciona para as marcas a chance de chegar aos consumidores fora de seus seguidores nas plataformas sociais, ampliando seu público, garantindo que os membros são relevantes por meio de algumas capacidades de segmentação únicas. Fornecimento de conteúdo relevante também ajuda a construir relacionamentos entre marcas e seu público alvo. Através do fornecimento de conteúdo que é relevante e cativante, eles vão começar a desenvolver afinidade com a marca e uma relação de confiança, e os consumidores então começam a se tornar defensores da marca.

Experimentação  – O marketing tradicional, ao mesmo tempo que provou ser um sucesso, oferece poucas oportunidades para a experimentação. Se o seu público responde mal a uma campanha, há pouco espaço para a mudança. Na maioria das vezes, uma vez que um anúncio é publicado, não há como voltar atrás. Com o marketing de conteúdo no entanto, as marcas têm a chance de testar o produto ou evento. Elas têm a oportunidade de publicar várias peças de conteúdo e monitorar o desempenho deles. A partir daqui, são capazes de otimizar a dar o seu público os bits mais atraentes e bem recebido de informação. Errar faz parte da vida crescendo, no entanto, quando se trata de marketing e publicidade, grandes erros podem levar a uma reputação manchada. Esta é a razão pela qual a chance de experimentar com marketing de conteúdo é algo que as marcas não devem perder.

Por tudo isso, as marcas seriam loucas de ignorar o marketing de conteúdo, que oferece acima de tudo, relacionamentos com o produto. Se 2012 foi o ano do móbile, 2013 é definitivamente o ano do marketing de conteúdo.

Por: Will Scot

*** Livre tradução de artigo publicado no Blog Advertising & Social. Texto original AQUI

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